Notícias

O que é pixel art e como fazer

yellow and black wooden cabinet
Photo by cottonbro on Pexels.com

O post O que é pixel art e como fazer ensina tudo sobre Pixel Art de maneira teórica e prática.

O que é pixel art e como fazer

pixel art, ou arte pixel, é uma forma de arte digital na qual as imagens são criadas ou editadas tendo como elemento básico os pixels. Elementos gráficos provenientes de sistemas computacionais antigos (ou relativamente limitados), como consoles de video games e telefones celulares seria considerados como pixelados.  Esse formato também pode ser aplicado em jogos em 2D.

Todo artista profissional que gosta de tirar fotos artísticas acaba desenvolvendo um estilo próprio ou, pelo menos, um estilo que acaba adotando em boa parte de seu portfólio. A escolha por um estilo faz parte de criar uma identidade. A pixel art está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos. Os traços mais simples de várias imagens, dando origem aos “memes” das redes sociais”, circulam à nossa frente nas telas de computador, tablets e smartphones todos os dias.

Essa simplicidade conquistou uma grande parcela dos jovens rendendo além de risadas, diversos produtos estilizados. Pode-se dizer que a familiaridade com a tecnologia seja o principal motivo para a modalidade estar tão popular. Nosso grau de proximidade com aquilo que é digital, ou seja, ver a vida não apenas através de sua retina, mas através de pixels, tem feito com que seja normal estar inserido nesse meio através das imagens “quadriculadas”, na forma mais básica de sua composição.

Como criar objetos em Pixel Art

Para criar objetos em pixel arte, você pode utilizar um site, programas no computador ou aplicativos para celular, de forma gratuita e simples. Como exemplo podemos citar o programa Piskel.

Piskel permite fazer Pixel Art de forma prática e salvar em GIFs (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) — Foto: TechTudo

Piskel é um site e aplicativo para desktop que permite ao usuário fazer um pixel art. Está disponível online e para download no Windows, Linux e Mac OS X. O uso é prático e ambas plataformas oferecem a mesma interface em inglês, que permite pré-visualizar o projeto e exportar para GIF ou PNG. O recurso permite alterar cores, usar ferramentas rápidas, formatos geométricos e ajustar iluminação. O usuário pode montar animações com frames (quadros) de forma personalizada e gratuita.

Para fazer o download da ferramenta basta clicar no link da ferramenta.

APRENDA PIXEL ART DO ZERO

A playlist ensina de maneira fácil e rápida como criar suas próprias artes. Quem ensina a trabalhar com Pixel Art é o pessoal do canal Nextindie Academy

Caso queira aprender tudo sobre Design de Games e criar artes fantásticas acesse o link do curso Design de Games.

Fonte: Techtudo

Super dicas

Se inscreva em nossos cursos da Hotmart e Udemy.

Se inscreva em nosso canal e compartilhe as matérias que gostar com os seus colegas.

Participe dos nossos grupos de estudos do Facebook  e  Telegram.

Aproveite também e venha fazer parte do nosso clube de vantagens e ter acesso exclusivo a vídeos, tutoriais, cursos e muito mais.

Clique no link para se tornar um membro do dfilitto – clube de vantagens e ter acesso a todos os benefícios do nosso clube.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2.252 outros assinantes

Anúncios

Aprenda a criar seus jogos com os melhores desenvolvedores de jogos

Advertisement

Quer aprender a programar?