Blender Modelagem 3D

Blender 3D – Jogos e animações interativas – 1 Parte

Blender 3D - Jogos e animações interativas

O post Blender 3D – Jogos e animações interativas – 1 Parte tem como objetivo ensinar o internauta a trabalhar com a ferramenta de modelagem Blender. Nesse processo será demonstrado os conceitos básicos do Blender, como modelar objetos 3D, como trabalhar com materiais, texturas, iluminação para jogos, simulações físicas e muito mais. Boa parte do conteúdo dessa série é baseado no livro Blender 3D: jogos e animações interativas escrito pelo autor Allan Brito.

Blender 3D – Jogos e animações interativas – 1 Parte

01 – Apresentação do curso e Instalação do Blender

O vídeo tem como objetivo apresentar o conteúdo que será abordado nos vídeos relacionados com a ferramenta Blender. O vídeo também demonstra como instalar o blender 2.77 na plataforma Windows.

02 –  Configuração do Blender e modo de visualização da cena no 3D View

O vídeo fala um pouco sobre as janelas, menus e painéis do Blender. Demonstra como emular o teclado numérico e como alterar os modos de visualização dos objetos presentes na janela 3D View

03 – Criando objetos na cena (3DView)

O vídeo demonstra como inserir objetos no 3D View, como trabalhar com o cursor 3D e como alterar os modos de trabalho do 3D View

É possível criar objetos por meio do da caixa de criação ou por meio do menu add localizado na parte superior esquerda do Blender. A caixa de criação é acionada com o SHIFT+A, apresentando uma série de opções para a criação dos objetos.Essas são algumas das principais opções de criação disponíveis:

  • Mesh: Esse grupo de objetos agrupa os tipos mais importantes de geometria. Aqui é possível criar cubos, esferas, cones, prismas e muitos outros. Com as primitivas geométricas é possível aplicar ferramentas de transformação para transformar esse tipo de geometria em objetos mais complexos.
  • Curve: Para objetos que demandam formas mais suaves, ou mesmo opções para criar cabos ou canos em cenários.
  • NURBS: Opção semelhante às curvas, que também se aplica a objetos de natureza mais orgânica ou que demandem formas mais suaves.
  • Text: Permite adicionar textos na forma de geometria aos cenários 3D.
  • Lamp: Adiciona pontos de luz aos cenários.
  • Câmera: Cria câmeras no cenário.
  • Empty: Serve para criar objetos que tem a função de ajudar na modelagem e manipulação de outros objetos 3D.

É possível editar os objetos no Blender de diversos modos. Os modos de edição mais importantes são:

  • Object Mode: O modo padrão de manipulação de objetos como um todo, em que é possível manipular modelos 3D e outros objetos como luzes e câmeras.
  • Edit Mode: O modo de edição permite editar os objetosnos níveis em que podemos acessar seus subconjuntos. Por exemplo, um modelo 3D pode ter seus vértices, arestas e faces editadas nesse modo
  • Sculpt Mode: O modo escultura digital permite elaborar modelos 3D detalhados usando o mouse como ferramenta.
  • Texture Mode: Esse modo  permite pintar texturas procedurais que não são geradas por meio de imagens.

Continue acompanhando os vídeos sobre a ferramenta Blender 3D acessando o link – Blender 3D – Jogos e animações interativas – 2 Parte.

Acesse o nosso canal MakeindiegamesBr no YouTube e aprenda a desenvolver jogos utilizando o Unity, Construct 2 e o MonoGame.

Participe do nosso grupo de estudos no Facebook acessando o link https://www.facebook.com/groups/www.makeindiegames.com.br/

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 808 outros assinantes

Quer aprender a programar?

Anúncios