Game Jam

Game Jam EDUC

Game Jam Educ

O que é a Game Jam EDUC

Game Jam EDUC é um  evento que tem como objetivo incentivar a produção de jogos digitais possibilitando que as pessoas com interesse na área de jogos mostrem suas habilidades e conhecimentos em um mercado pouco explorado no País. O evento é realizado na forma de um concurso cultural em que todas as pessoas com acesso a web podem concorrer e avaliar quais são os melhores jogos desenvolvidos.

Qual o tema da Jam

O tema muda conforme a edição da Jam que esta em execução.

Quem poderá participar

Todos poderão participar, tanto de maneira individual ou em equipe. O importante é querer fazer algum jogo e mostrar suas habilidades.

Tenho que utilizar o tema sugerido

Oficialmente não, você não é obrigado a usar o tema. Você não será desqualificá-lo por desconsiderá-lo. Para nós, o tema é apenas uma única categoria de votação. A Game Jam EDUC é sobre encorajar você a fazer algo. O tema é algo para ajudar a todos com o problema da “folha de papel em branco” com que artistas e criadores lidam. É mais fácil fazer algo com alguma direção do que nenhuma.

Quando ocorre a Jam

A jam ocorre uma fez ao ano, geralmente no mês de agosto.

Submissão

Game Jam Educ possui um período de submissão de dois dias, principalmente para possibilitar que os envolvidos trabalhem os conceitos relacionados com o empreendedorismo, trabalho em grupo  e desenvolvimento tecnológico. Após essa etapa é iniciado o período de votação que dura em torno de três semanas.

Itens importantes para participar da Game Jam:

  • O jogo poderá ser desenvolvido utilizando qualquer linguagem de programação ou motor de desenvolvimento;
  • O jogo pode ser desenvolvido para a plataforma mobile, web e desktop.
  • Todas as imagens e sons utilizados no jogo que não forem de autoria própria deverão ser de domínio público;
  • Não será permitido conteúdo ofensivo a qualquer grupo social, como, por exemplo: sexualidade explícita, racismo, ou uso de drogas;
  • O código fonte gerado no desenvolvimento do game deverá ser disponibilizado para a comunidade poder visualizar e aprender com o seu projeto;

Propriedade intelectual

Seu jogo pertence a você. Afinal, você desenvolveu! A Make Indie Game, seus organizadores e afiliados não reivindicam direitos ou propriedade de seu jogo. Nós solicitamos o direito de usar o seu jogo para fins de divulgação do evento.

Explicação e compartilhamento do código fonte

Uma forma de ajudar a comunidade é compartilhando seu código. Ao fazer isso você esta possibilitando que outras pessoas aprendam com o  seu material.

O código fonte é o material que faz do seu jogo um jogo. Se você estiver usando uma ferramenta de desenvolvimento sem “código” (ou seja, GameMaker, Construct 2/3), então o arquivo do projeto é, como vemos, seu “código-fonte”.

Tudo o que for necessário para que o jogo funcione deve estar disponível.  Caso você utilize uma biblioteca ou ferramenta de terceiro paga, tudo bem, não é necessário disponibilizar a mesma. Mas deixe isso bem claro na documentação/código fonte disponibilizado para a comunidade

Premiação

Não há prêmios físicos ou em dinheiro para a competição. Seu prêmio é o seu produto.

Dito isto, você tem um jogo agora. O que você vai fazer com isso?

Julgamento do jogo

Todos os participantes que enviarem um jogo podem julgar. Os jogos recebem classificações de 1 a 5 estrelas em cada categoria ou N/A, quando não aplicável. As categorias incluem:

  • Inovação – Representa o inesperado, coisas em uma combinação única, ou algo tão diferente que é notável.
  • Diversão – Quanto você gostou de jogar um jogo. Você olhou para o relógio e descobriu que era 5 horas depois?
  • Tema – Representa o quão bem o jogo se adapta ao tema proposto para a Game Jam.
  • Gráficos – Representa o quão bom o jogo parece ou quão eficaz é seu estilo visual.
  • Áudio – Representa o design de som. O jogo possui uma trilha sonora cativante, efeitos sonoros adequados, etc.

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 500 outros assinantes

Quer aprender a programar?