Game Design Game Design Document Material Teórico e prático

Técnicas para construção de jogos – Brainstorming

Ferramentas para Game Designers

É de fundamental importância ter várias idéias na hora de criar mecânicas, inimigos, mapas e até mesmo no momento de definir história ou narrativa do jogo que será construido.

O post Técnicas para construção de jogos – Brainstorming tem como objetivo apresentar e ensinar como utilizar a técnica de Brainstorming no processo de construção de jogos facilitando o processo de idealização/definição dos itens presentes em um jogo.

Técnicas para construção de jogos – Brainstorming

Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras “brain”, que significa cérebro, intelecto e “storm”, que significa tempestade. É uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo a serviço de objetivos pré-determinados.

Neste estágio as ideias não precisam ser originais e o mais importante é coletar ideias e conceitos, pense sobre todas as coisas que você quer que o seu jogo seja e escreva-as.

Sua meta é fazer associações livremente com suas ideias até onde puder, certifique-se que tenha a colaboração de pessoas de outras áreas além do design de jogos. Não descarte qualquer ideia, pois não existem ideias ruins.

Exemplo de Brainstorming

Criado com o Padlet

O exemplo apresenta o Brainstorm de um jogo de Kart

Como utilizar a técnica de Brainstorming

O ideal é montar equipes de no mínimo 4 pessoas para participar do Brainstorming. O tempo da atividade deverá ser de 15 minutos a no máximo 1 hora para que o Brainstorming não se torne improdutivo.

Defina etapas para a realização do Brainstorming, como por exemplo:

  • Definição do tema: qual será o ponto de partida?
  • Levantamento de ideias: todos participam, dizendo ideias sobre o que remete aquele tema/foco escolhido. Nesse momento não se preocupe se a ideia é boa ou ruim, pois, se ficarmos julgando já de imediato a ideia, não teremos nada. O objetivo nesse momento é levantar todas as ideias sem julgar, afinal livrando-se de tanta ideia ruim, logo vem uma boa;
  • Seleção das ideias: agora sim você vai filtrar e relacionar as melhores ideias para criar o seu personagem, jogo ou o que quer que seja.

Ao final de tudo registre as ideias selecionadas e continue o processo de criação de seu jogo. Geralmente o Game Design pega as ideias coletas para criar a documentação, GAme Design Document, do jogo que esta em processo de desenvolvimento.

Uma dica interesante é ler o post Como criar um Game Design Document (GDD) de uma página, lá você aprenderá a criar um Game Design Document (GDD) de uma página para documentar e compartilhar as principais ideias sobre um jogo.

Super dicas

Se inscreva em nosso canal e compartilhe as matérias que gostar com os seus colegas.

Participe dos nossos grupos de estudos do Facebook, WhatsApp desenvolvimento de sistemas e WhatsApp desenvolvimento de jogos.

Aproveite também e venha fazer parte do nosso clube de vantagens e ter acesso exclusivo a vídeos, tutoriais, cursos e muito mais.

Clique no link para se tornar um membro do dfilitto – clube de vantagens e ter acesso a todos os benefícios do nosso clube.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 827 outros assinantes

Quer aprender a programar?

Anúncios