Game Design Material Teórico e Prático

Sprites, Sons e texturas para o desenvolvimento de jogos

Assassin's Creed

Muitas pessoas já pensaram em desenvolver jogos, porém na maioria das vezes se deparam com alguns empecilhos, como por exemplo, criar personagens, sons e até mesmo encontrar uma ferramenta que auxilie na programação nos jogos. Esse post tem como objetivo indicar Sprites, Sons e texturas para o desenvolvimento de jogos.

Sprites

Sprites são a alma dos jogos 2D. Sem eles é impossível representar os elementos gráficos que são exibidos na tela do jogo. Em computação gráfica, um sprite (do latim spiritus, significando “duende“, “fada“) é um objeto gráfico bi ou tridimensional que se move numa tela sem deixar traços de sua passagem (como se fosse um “espírito”).1

O site Sprite DataBase (http://spritedatabase.net/) possui uma grande quantidade de sprites que foram utilizados nos jogos de diversos tipos de sistemas (3DS, Atari, Neo-Geo). Porem esses sprites não podem ser utilizados para jogos comerciais sem a autorização de seus proprietários.

Outro site que possui uma grande gama de sprites é o site GameDev Brasil (http://gamedevbrasil.com/site/product-category/produtos/sprite-gratuito/). Esses sprites podem ser utilizados livremente no desenvolvimento de seus jogos.

CG Textures

Muitas vezes você necessita de texturas para adicionar em seus personagens, ambientes e não quer perder tempo fazendo as mesmas. No site CG Textures você encontra textura de diversos tipos.

Link: http://www.cgtextures.com/

Freesound

Free Sound tem como objetivo criar um enorme banco de dados colaborativo de trechos de áudio, amostras, gravações, bleeps, … liberados sob licenças Creative Commons, que permitem sua reutilização.

Link: https://www.freesound.org

Comments

Assinar Blog por Email

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por email.

%d blogueiros gostam disto: