Game Design

Pessoas envolvidas na criação de jogos digitais

ad-game-design

Antigamente todo o processo de criação de um jogo digital era feito unicamente por uma pessoa, como por exemplo o jogo Prince of Percia original criado por Jordam Mechner.Agora imagine desenvolver o jogo God Of War sem o auxílio de uma equipe, o jogo demoraria uma eternidade para ficar pronto, ou talvez nunca ficaria.Dentre os principais membros de uma equipe de desenvolvimento de jogos digitais, pode-se citar o programador, artista, designer, produtor, testador, compositor e sound designer.

Pessoas envolvidas na criação de jogos digitais

Programador

O programador é a pessoa responsável por escrever os códigos que possibilitam que os textos e gráficos sejam mostrados na tela. Os códigos podem ser escritos utilizando uma variedade de linguagens de programação, como por exemplo: C++, C#, Java, JavaScript e Python.
Em uma equipe de programadores cada um pode ficar responsável por um determinado item presente no jogo, como por exemplo criar ferramentas que auxiliem os outros programadores a criarem o jogo ou ficar responsável por escrever o código que irá simular a física do mundo real.

Artista

O artista é o responsável por criar a arte do jogo, isto é, desenhar o herói, inimigos, senários, etc. Segundo Rogers (2012) um dos primeiros artistas que trabalharam na criação de videogames foi Shigeru Miyamoto que criou o Mário e Donkey Kong.
Assim como a programação, a arte se tornou um trabalho especializado, na qual artistas conceituais trabalham para desenhar personagens, mundos e inimigos; artistas de storyboard ilustram a cinemática do jogo; modeladores 3D e artistas de ambiente constroem personagens e ambientes utilizando programas como Blender ou Maya; artistas de texturas criam texturas para os modelos 3D; animadores animam os personagens 3D.
Quando existem vários artistas trabalhando em conjunto, entra em cena um diretor de arte que supervisiona o trabalho de todos os artistas enquanto mantém a visão artística do projeto inteiro.

Designer

O papel do designer é imaginar um jogo em sua essência, definir como ele funciona (regras e mecânicas), descrever os elementos ou componentes que farão parte do game e passar estes dados as pessoas envolvidas no seu desenvolvimento. De acordo com Jesse Schell em seu livro A arte do game design, um designer de jogos deve entender de animação, antropologia, arquitetura, brainstorming, negócios, cinematografia, comunicação, escrita criativa, economia, engenharia, história, gerenciamento, matemática, musica, psicologia, oratória, sound design, escrita técnica e artes visuais. Em outras palavras designer de jogos deve entender pelo menos um pouco de tudo que está envolvido na criação de um jogo.
Assim como com os programadores e artistas, o designer está se tornado uma profissão especializada. Na qual podemos encontrar os designers de níveis, responsáveis por criarem os níveis dos jogos, povoando-o os mesmos com inimigos, obstáculos, tesouros, etc. Os designers de sistemas que tem como objetivo desenvolver a relação entre os elementos do jogo. Os designers de script que escrevem o código que faz com que as coisas aconteçam dentro do jogo. O designer diretor de criação que mantém a visão do jogo enquanto supervisiona outros designers garantindo a finalização do trabalho.

Produtor

O produtor tem como objetivo supervisionar a equipe inteira de desenvolvimento de um jogo. As responsabilidades do produtor incluem contratar e montar equipes, escrever contratos, contribuir com o design do jogo, gerenciar o cronograma da equipe, controlar o orçamento do jogo, agir como representante da equipe para gerência superior e para o distribuidor.

Testador

O testador é a pessoa responsável por identificar os erros (“bugs”) no jogo e relatar os mesmos para a equipe de desenvolvimento. Para isso o testador deve jogar o jogo diversas vezes a fim de identificar os erros presentes no mesmo.

Compositor

O compositor é o responsável por criar as músicas utilizadas nos jogos utilizando desde softwares para mixar melodias já existentes como também criar músicas com o auxílio de orquestras.

Sound designer

O sound designer é o responsável por criar os efeitos sonoros presentes no jogo. Como por exemplo o som executado após a coleta de itens em um cenário ou o som emitido no momento em que o jogador acerta um golpe no inimigo.

Referências

ROGERS, Scott; LevelUp: Um Guia para o Design de Grandes Jogos. São Paulo: Blucher, 2012. ISBN 978-85-212-0700-9.

SCHUYTEMA, Paul. DESIGN DE GAMES UMA ABORDAGEM PRATICA. CENGAGE, 2008. ISBN 8522106150.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2001

MASTROCOLA, Vicente Martin. Ludificador: um guia de referências para o game designer brasileiro. São Paulo: Independente, 2012.

Acerca do PEGI. Disponível na Internet via WWW. URL:  http://www.pegi.info/pt/index/id/385/. Arquivo consultado em 02/01/2015.

Sistema de classificação de conteúdo de jogos eletrônicos. Disponível na Internet via WWW. URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_classifica%C3%A7%C3%A3o_de_conte%C3%BAdo_de_jogos_eletr%C3%B4nicos. Arquivo consultado em 02/01/2015.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 720 outros assinantes

Quer aprender a programar?

Construa seu próprio site em ASP.NET

Anúncios