Game Design Game Design Document Material Teórico e prático

Os 4 perfis de jogadores definidos por Richard Bartle

Os 4 perfis de jogadores definidos por Richard Bartle

Para os game designers, é muito importante entender a forma com que os jogadores interagem com um game, pois a partir desse entendimento é possível definir que perfil de jogador será contemplado na hora de desenvolver um jogo. Por isso, muito se é discutido sobre quais os perfis que qualquer pessoa (jogador) manifesta no universo de um jogo.

Richard Bartle, escritor, professor e pesquisador de jogos britânico, definiu 4 perfis de jogadores. Os quais são definidos como Conquistadores, Exploradores, Assassinos e Socializadores (Achievers, Explorers, Killers e Socialites).

Em um ambiente gamificado, não deve-se colocar em evidência apenas as mecânicas e dinâmicas de um jogo, mas a filosofia  da motivação das pessoas tornarem-se jogadores semelhantes aos perfis de Richard Bartle.

Os 4 perfis de jogadores definidos por Richard Bartle

Os 4 perfis

Conquistadores (Achievers)

São movidos por objetivos no jogo para se destacar dos outros jogadores, geralmente alguma forma de acumular pontos, sejam eles pontos de experiência, níveis ou mesmo cupons de desconto. Eles serão atraídos por um inventário de badges ou troféus, por exemplo.

Exploradores (Explorers)

São conduzidos pela vontade de descobrir o máximo possível sobre o jogo, incluindo desde o mapeamento da área geográfica até a compreensão da mecânica. Eles são curiosos e vão querer entender o porquê e como cumprir um desafio proposto.

Assassinos (Killers)

Talvez a espécime mais competitiva. Os Assassinos são movidos pela vontade de impor-se e ficamsatisfeitos em proporcionar momentos de agonia e ansiedade nos outros jogadores. Para que eles ganhem,alguém precisa perder (e muitos “alguéns”). São presenças frequentes no top do leaderboard

Socializadores (Socialites)

Estão interessados em pessoas, e no que elas têm a dizer. O jogo é apenas um pano de fundo para socializarem com outros jogadores. Os socializadores são os maiores comentadores de status e os que motivam os desafios em time.

Pensar nesses 4 perfis para arquitetar o design de um jogo é não somente importante, mas handy. Vale também pontuar que esses perfis não são pequenos moldes excludentes. Um jogador com um perfil majoritariamente Socializador pode ser motivado também por outros elementos que seriam característica de Conquistadores, entre outros muitos possíveis exemplos. É então de responsabilidade do game designer elaborar dinâmicas que criem diálogos entre esses vários elementos, para que haja interação e equilíbrio, despertando ainda mais a motivação dos usuários-jogadores.

Vídeos Extras sobre os 4 perfis de jogadores definidos por Richard Bartle

Links interessantes:

Danilo Filitto

Sou Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná – UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.
Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Além de professor sou desenvolvedor de jogos, palestrante e mantenedor dos sites dfilitto e Make Indie Games.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2.252 outros assinantes

Anúncios

Aprenda a criar seus jogos com os melhores desenvolvedores de jogos

Advertisement

Quer aprender a programar?