Material Teórico e prático

Ferramentas para o desenvolvimento de jogos Indie

Ferramentas para o desenvolvimento de jogos Indie

Muitas pessoas já pensaram em desenvolver jogos, porém na maioria das vezes se deparam com alguns empecilhos, como por exemplo, criar personagens, sons e até mesmo encontrar uma ferramenta que auxilie na programação nos jogos. Esse post tem como objetivo indicar ferramentas utilizadas para facilitar a vida do desenvolvedor de jogos. O post Ferramentas para o desenvolvimento de jogos Indie tem como objetivo apresentar as principais ferramentas utilizadas no desenvolvimento de jogos.

Ferramentas para o desenvolvimento de jogos indie

Unity

O Unity também conhecido como Unity 3D é um motor de jogo proprietário e um grande sucesso criado pela Unity Technologies. Unity é similar ao Blender, Virtools ou Torque Game Engine. A Unity possui duas versões principais: Unity Pro, que custa US$ 1.500,00, e a versão gratuita, simplesmente chamada Unity, que pode ser usada tanto para fins educacionais, quanto para fins comerciais.

Link: http://unity3d.com/

Construct 2

Construct é um motor de jogos 2D desenvolvido pela Scirra Ltda. O Construct 2 é destinado primeiramente para não programadores, permitindo a criação rápida de jogos, por meio do estilo drag-and-drop utilizando um editor visual e um sistema de lógica baseada em comportamento.

link: https://www.scirra.com/construct2

Blender

Blender também conhecido como blender-3d é um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D. São esses, jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo integrado. Está disponível sob uma licença dupla: Blender License (BL) / GNU General Public License (GPL). O Blender possui ainda partes licenciadas sob a Python Software Foundation License.

Link: http://www.blender.org/

MonoGame

MonoGame é uma implementação open source do Microsoft XNA Framework 4. O objetivo do MonoGame é permitir que desenvolvedores XNA no Xbox 360, Windows e Windows Phone portem seus jogos para o iOS, Android, Mac OS X, Linux e Windows 8.

Para maiores informações acesse: https://www.makeindiegames.com.br/instalacao-do-monogame-xna-no-visual-studio/

Caso esteja interessado em aprender a como utilizar algumas das ferramentas citadas, acesse: Desenvolvimento de jogos – Material teórico e prático

Pyxel Edit

Pyxel Edit é um aplicativo de desenho de pixel art especialmente projetado para trabalhar com pixel. Monte sua imagem, edite e em seguida utilize a mesma em seu jogo. Também é possível fazer animações e exportá-las como folhas de Sprite ou GIFs animados.
O Pyxel Edit roda em Mac e Windows.

Link: http://pyxeledit.com/

Make Human

MakeHuman é o software livre e de código aberto para criar seres humanos realistas em 3D para: Ilustrações, animações e jogos

O conteúdo criado com MakeHuman está licenciado sob a licença CCO, o que da aos artistas liberdade sem precedentes para utilizar suas criações de qualquer forma que possa imaginar.

Link: http://www.makehuman.org/

 

Acesse nosso canal no YouTube e aprenda a trabalhar com a Unity, Construct 2 e MonoGame.

 

 

 

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 720 outros assinantes

Quer aprender a programar?

Construa seu próprio site em ASP.NET

Anúncios