Game Design Game Design Document Material Teórico e prático

Como criar um Game Design Document (GDD) de uma página

Game Design Document

O post ensina como criar um Game Design Document (GDD) de uma página para documentar e compartilhar as principais ideias sobre um jogo.

Antes de começarmos a falar sobre como criar um GDD de uma página, vamos conceituar o que é um Game Design Document ou mais conhecido como GDD.

Game Design Document (GDD)

Segundo Rogers (2009), o game design document (GDD) tem como objetivo descrever por meio de palavras, tabelas e diagramas as características do jogo, como controles, interfaces, personagens, armas, golpes, inimigos, fases e todos os aspectos gerais do projeto.

Atualmente não existe uma versão oficial para esse documento, isto é, todos tem a liberdade de definir o que desejam documentar sobre o jogo no GDD. Rogers (2012) criou três padrões de documento, o de página única, o de dez páginas e o completo.

Hoje iremos abordar como criar o um Game Design Document (GDD) de uma página (Página única).

Como criar um Game Design Document (GDD) de uma página

O GDD de uma página é utilizado para dar uma visão geral do jogo, informando não apenas desenvolvedores mais outros stakeholders. Ele deve conter:

  • Título do jogo
  • Plataforma em que o jogo irá funcionar (X-box, PC, PS4, etc)
  • Faixa etária dos jogadores
  • Classificação de conteúdo vigente no país (ESRB ou outra)
  • Resumo da história do jogo focada no gameplay
  • Esboço do jogo
  • Modos distintos do gameplay
  • Diferenciais de venda
  • Produtos concorrentes.

Ao escrever o resumo do jogo inclua o começo, meio e fim da história do jogo. Dê uma indicação do estilo do jogo, dos objetivos do jogador e dos elementos presentes no jogo.

Já os diferenciais de venda são os itens mais atrativos de seu jogo, os itens que fazem seu jogo se destacar dos jogos concorrentes. Geralmente esses itens são demonstrados no verso do jogo.

No caso dos produtos concorrentes liste de três a cinco jogos que já foram lançados e que são similares a sua ideia de design. Listagem de concorrentes ajuda o leitor a entender como será o jogo.

Caso você não saiba o que é classificação de conteúdo vigente e como classificar o seu jogo. Então acesse Classificação de Conteúdo para jogos eletrônicos para aprender mais sobre o assunto.

Exemplos

Para entender como construir um GDD de página única apresentamos os jogos Breakout e Farm Wars.

Breakout

Título: Breakout
Plataforma: Android 2.4 ou superior
Idade do público-alvo: Livre
Classificação: E

Resumo do Jogo: Teste seus reflexos neste jogo eletrizante de quebrar tijolos. Cada tijolo realiza uma ação inesperada no game, como aumentar ou diminuir a velocidade da bola e aumentar o tamanho do bastão. Para finalizar o jogo, passe de nível destruindo todos os tijolos presentes na cena.

Esboço do Jogo: O jogador inicia o jogo com três vidas. Utilize as setas presentes na tela para movimentar o bastão e acertar a bola. Caso a bola saia de cena, o jogador perderá uma de suas vidas, ao atingir zero vidas o jogador perde a partida.
Cada tijolo ao ser destruído realiza uma ação única no jogo com duração de 5 segundos. Os tijolos vermelhos aceleram a velocidade da bola, os azuis diminuem a velocidade de bola e os cinzas aumentam o tamanho do bastão. Para vencer o jogo, o jogador deverá passar por 5 níveis de jogo, onde em cada nível é aumentado a velocidade da bola e o número de tijolos presentes na cena.

Modo de Jogo: Single player

Diferenciais de Venda (DV): Maior facilidade para movimentar o bastão e ângulo de visão da câmera diferenciada.

Produtos Concorrentes: Brick Breaker Pro, Break Out!, Brick Breaker Hero

Farm Wars

Título: Farm Wars
Plataforma: Xbox Live, WiiWare, PS3 Download
Idade do público-alvo: 15-21
Classificação: E10

Resumo do Jogo: O velho MacDonald tem uma fazenda e os seus animais estão fartos! Cansados de serem explorados, os animais constroem armaduras cibernéticas mortais e atacam o fazendeiro.
MacDonald deve lutar contra ondas enfurecidas de vacas assassinas, ovelhas sinistras e galinhas enlouquecidas para proteger sua produção. Venda sua colheita para melhorar a fazenda e comprar armas. Cultive tanto quanto lute, senão você vai “comprar a fazenda!”.

Esboço do Jogo: Os jogadores criam e mantêm uma fazenda básica, plantam e cuidam da colheita durante a Rodada de Cultivo. Os inimigos atacam durante a Rodada da Batalha. Colha e venda a produção remanescente durante a Rodada de Venda. Use os lucros para comprar novas sementes, reconstruir sua fazenda e melhorar suas armas na Rodada da Compra.
Após uma estação (4 conjuntos de rodadas), o jogador luta com um boss para progredir para uma nova estação. As últimas estações apresentarão clima que afetará as rodadas de cultivo, venda e batalha.

Modo de Jogo: Multiplayer

Diferenciais de Venda (DV):
 Construa e crie fazendas, armas e colheitas únicas.
Há centenas de combinações. Mais de 50 armas, desde uma simples enxada até o Deathbringer 3000.
 Lute com hordas de inimigos e bosses.
 Múltiplos finais para o jogo baseados no desempenho do jogador.
 Modo de batalha multiplayer “Porrada no Celeiro”.

Produtos Concorrentes: Tower Defense, série Harvest Moon, Lock’s Quest.

Referências

ROGERS, Scott; LevelUp: Um Guia para o Design de Grandes Jogos. São Paulo: Blucher, 2012. ISBN 978-85-212-0700-9

Super dica

Quer conhecer outros formatos de GDD e ainda aprender sobre boas práticas de como documentar um jogo. Então leia a matéria Boas práticas ao criar um GDD criada pelo nosso amigo Renan Henrique Pereira de Lima.

Renan atua vários anos na empresa de jogos e recentemente (2020) participou como mentor e jurado da Game Jam Plus 2020.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 827 outros assinantes

Quer aprender a programar?

Anúncios