Desenvolvimento MonoGame

MonoGame – Implementando o jogo BreakOut (Completo)

MonoGame – Implementando o jogo BreakOut (Completo)

Esse post tem como objetivo implementar o jogo BreakOut utilizando o Visual Studio, XNA e MonoGame. O post é a junção de todos os posts relacionados a implementação do jogo BreakOut

MonoGame – Implementando o jogo BreakOut (Completo)

 Materiais

Como material de apoio façam o download dos arquivos que serão utilizados no desenvolvimento do jogo BreakOut.

Download dos arquivos de apoio para a primeira aula

Biblioteca – Arquivos xnb, imagens e sons

Todos os arquivos – Código Fonte, Arquivos xnb, imagens e sons

 

Criando o projeto e importando os arquivos necessários para a criação do jogo

Na primeira aula é criado o projeto no Visual Studio utilizando o template do MonoGame. Após a criação do projeto é feito a conversão dos sprites para um formato que o MonoGame possa utilizar e os mesmos são importados para a pasta content do projeto.

Criando a classe GameComponet2D

Na Segunda aula é criado a classe que representa os objetos do jogo.

Exibindo os objetos na tela

Terceira aula exibe o bastão, a bola e os tijolos na tela

Movimentando o bastão

Quarta aula movimenta o bastão na tela

Tratando a colisão entre os objetos – parte 1

Trata as colisões entre os objetos do jogo, bastão e a bola, a bola e os tijolos

Tratando a colisão entre os objetos – parte 2

Trata as colisões entre os objetos do jogo, bastão e a bola, a bola e os tijolos

Finalizando o jogo BreakOut

Extras – Implementando Pause e Restart no jogo

Pause no jogo BreakOut

Restart – Próxima semana

Danilo Filitto

Sou Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Pós-Graduado em Redes de Computadores e Comunicação de Dados pela Universidade do Estado do Paraná – UEL, Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.
Atuo na área acadêmica como professor desde 2006. Além de professor sou desenvolvedor de jogos, palestrante e mantenedor dos sites dfilitto e Make Indie Games.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2.252 outros assinantes

Anúncios

Aprenda a criar seus jogos com os melhores desenvolvedores de jogos

Advertisement

Quer aprender a programar?