Desenvolvimento MonoGame

MonoGame – Implementando o jogo BreakOut (Completo)

MonoGame – Implementando o jogo BreakOut (Completo)

Esse post tem como objetivo implementar o jogo BreakOut utilizando o Visual Studio, XNA e MonoGame. O post é a junção de todos os posts relacionados a implementação do jogo BreakOut

MonoGame – Implementando o jogo BreakOut (Completo)

 Materiais

Como material de apoio façam o download dos arquivos que serão utilizados no desenvolvimento do jogo BreakOut.

Download dos arquivos de apoio para a primeira aula

Biblioteca – Arquivos xnb, imagens e sons

Todos os arquivos – Código Fonte, Arquivos xnb, imagens e sons

 

Criando o projeto e importando os arquivos necessários para a criação do jogo

Na primeira aula é criado o projeto no Visual Studio utilizando o template do MonoGame. Após a criação do projeto é feito a conversão dos sprites para um formato que o MonoGame possa utilizar e os mesmos são importados para a pasta content do projeto.

Criando a classe GameComponet2D

Na Segunda aula é criado a classe que representa os objetos do jogo.

Exibindo os objetos na tela

Terceira aula exibe o bastão, a bola e os tijolos na tela

Movimentando o bastão

Quarta aula movimenta o bastão na tela

Tratando a colisão entre os objetos – parte 1

Trata as colisões entre os objetos do jogo, bastão e a bola, a bola e os tijolos

Tratando a colisão entre os objetos – parte 2

Trata as colisões entre os objetos do jogo, bastão e a bola, a bola e os tijolos

Finalizando o jogo BreakOut

Extras – Implementando Pause e Restart no jogo

Pause no jogo BreakOut

Restart – Próxima semana

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