Desenvolvimento GDevelop

Como Tocar sons ou músicas no GDevelop

GDevelop

Tocar sons e músicas é uma parte essencial de qualquer jogo. O GDevelop oferece várias ações e condições para reproduzir arquivos de áudio.

Como Tocar sons ou músicas no GDevelop

A maneira mais simples de reproduzir um arquivo de áudio é usar a ação “Reproduzir um som” ou “Reproduzir um arquivo de música”. Escolha o arquivo a ser jogado para o primeiro parâmetro de ambas as ações.

A diferença entre um som e uma música é que as músicas geralmente são arquivos de áudio longos / longos, enquanto os sons duram alguns segundos. Os formatos de arquivo de áudio recomendados são:

  • wav para sons
  • mp3 para músicas

Se você distribuir seu jogo na Web, alguns navegadores também suportam outros formatos de arquivo, por exemplo, ogg, que é uma alternativa superior ao mp3 para músicas. Infelizmente, não é suportado por todos os navegadores – consulte o link para verificar todos os formatos suportados.

Usando canais

Ao usar as ações “Reproduzir um som” ou “Reproduzir um arquivo de música”, os arquivos de áudio são simplesmente reproduzidos e removidos da memória quando terminados (se você configurá-los para executar a ação para iniciá-los, eles serão reproduzidos para sempre, a menos que você use ação para parar todos os sons e músicas).

Se você quiser mais controle sobre os sons, use a ação “Reproduzir um som em um canal” ou “Reproduzir um arquivo de música em um canal”. A ação pode ser usada da mesma forma, exceto que você precisa inserir um número de canal. Esse número de canal pode ser reutilizado em outras ações ou condições, por exemplo, para verificar se um som está sendo reproduzido em um canal ou para modificar algumas propriedades de uma música sendo reproduzida. Por exemplo, você pode usá-lo para atualizar dinamicamente o volume de uma música de acordo com a presença de inimigos ao redor do player.

Volume

Sons e músicas são tocados por padrão com um volume de 100%, que é o máximo. Ao iniciar um novo som / música, você pode inserir um valor diferente (entre 0 e 100).

Você também pode usar a ação “Volume global do jogo” para alterar o volume do áudio de todo o jogo. Um valor de 0 significa que nenhum som e música podem ser ouvidos. Pode ser conveniente para permitir que o jogador altere o volume do áudio do jogo ou mude-o completamente, usando uma configuração em uma tela de configurações, por exemplo. Os jogos para celular geralmente têm um botão para silenciar os sons do jogo também.

Considerações de desempenho

A primeira vez que um som ou música é tocado, pode haver um atraso enquanto o arquivo de áudio está sendo preparado para ser reproduzido. Se é importante evitar qualquer atraso neste momento, você pode reproduzir o arquivo de áudio no início da cena em que ele é usado, com o volume 0. Isso forçará o jogo a carregar o som e ele deve ser armazenado em cache na memória. que é mais rápido começar mais tarde.

Exemplo prático

Acesse a nossa área de cursos para aprender a desenvolver jogos utilizando as ferramentas Unity, Construct 2, Game Maker e MonoGame. Participe também do nosso grupo de estudos no Facebook.

Fonte: GDevelop Wiki

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 508 outros assinantes

Quer aprender a programar?

Anúncios